segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Vida de Superman

Olá pessoas!!!
Hoje estaremos discutindo um pouco sobre um dos super-heróis mais poderosos de todos os tempos. Este que, no mínimo, exige respeito apenas pela sua presença, símbolo máximo da justiça (sendo que caiu e levantou várias vezes por ela), errou em muitos momentos, mas, em sua maioria, acertou muito mais. Estamos falando do inigualável, Superman!


Superman merece todas as homenagens cabíveis, bem como seus criadores, a fantástica dupla Jerry Siegel e Joe Shuster por este maestral e revolucionário trabalho. Enfatizamos aqui a expressão " revolucionário", por ter sido o primeiro modelo de Super-Herói moderno a entrar no mercado de Histórias em Quadrinhos. Na época, ver a capa da primeira edição de 1938, onde temos Superman erguendo um carro em sua posição imponente exprimindo aquilo que seria a base para toda a filosofia dos Super-Heróis que viria em seguida, até os dias de hoje, atravessando séculos (20/21), foi um impacto tão grande quanto o vislumbre da primeira película de cinema no século 19 (A Chegada do Trem na Estação - 1895)


A origem do Superman


Kal-El, filho único de Jor-El e Lara Lor-Van, é um alienígena proveniente do Planeta Kripton, destruído por uma explosão originada por uma exaustão global, sobrecarregando todo o corpo celeste. Por esta triste realidade, Superman é um dos únicos Kriptonianos vivos. Além dele existem Zod (Ex-General Militar de Kripton) e Kara Zor -El, a SuperGirl.



Antes de Kripton sucumbir, Jor-El, uma das mentes mais brilhantes de seu mundo, já havia previsto a irrefreável destruição de seu planeta e projetou uma nave especial para carregar um bebê recém nascido em seu invólucro, seu filho.

Ele, junto de Lara, fizeram todos os procedimentos necessários para o envio da criança ao cosmos. Os kriptonianos já haviam vasculhado boa parte do universo e descberto vários planetas sustentando vida natural e escolheram a Terra como sendo o melhor candidato à morada do pequeno Kal-El, principalmente pela existência do Sol amarelo em nosso sistema. Este, concederia capacidades e habilidades inimagináveis a um kriptoniano, alterando todo o seu organismo para se adaptar àquele ecossistema.




Sua nave escapa de Kripton minutos antes da explosão, conseguindo, com êxito, levar o bebê ao destino calculado. Agora, aquele simples recém-nascido, iria se tornar um verdadeiro Deus para seu povo e um exemplo de justiça e honra para toda a humanidade.



Os outros kriptonianos que sobreviveram à extinção de sua raça, estavam em diferentes locais do universo no momento da explosão.





Após viajar todo o cosmos e atingir seu alvo, a nave cai em uma região simples de economia rural chamada SmallVille. Ali, o bebê é resgatado por um casal muito simpático, Jonathan e Martha Kent, que, instantâneamente se afeiçoam pelo menino, batizando-o como Clark Kent.

Clark passa a crescer em uma vida muito simples e humilde com sua família adotiva, sempre criticado e excluído pelos seus colegas de escola, por ser recluso e tímido, ao mesmo tempo em que seus poderes começam a se desenvolver cada vez mais. O menino Clark precisa enfrentar a dura realidade de ser uma "pessoa" totalmente diferente do mundo ao seu redor ao mesmo tempo em que guarda a bondade em seu coração, dom este, que carregará pelo resto da vida.


O Jovem Clark Kent desenvolve seus poderes por completo, e agora já ciente de sua origem extraterrestre ( pela honestidade de seu pai, lhe é revelado que é filho adotivo e alienígena), Jonathan mostra sua nave que caiu na região de SmallVille ainda guardada no porão do armazém de mantimentos e deixa sua ultima mensagem ao filho, que ele sempre usasse seus incríveis poderes para a justiça e não para o mal.

Clark termina seus estudos em SmallVille e parte para cursar jornalismo na cidade grande Metrópolis. Tem início assim a saga do Homem de Aço inserido no mundo comum de pessoas comuns, para ter uma vida "relativamente comum". Após o período de faculdade, Clark entra para o Jornal Planeta Diário de Metrópolis, onde será repórter de campo, se estabelecendo como profissional pleno.



Nesta etapa, Superman se revela para toda a população de Metrópolis e para o mundo inteiro conhecer, nasce o mais novo Super-Herói. Seus poderes são: Visão de Calor, Superforça, Vôo, Supervelocidade, Visão de Raios X, Sopro Congelante, Superaudição e Super Resistência. Com essa seleção invejável de poderes, o Superman se torna praticamente um Deus para os humanos.



Superman primeiramente trabalhou com crimes pequenos, cotidianos, naturais de uma cidade grande, mas breve saberia que a vida de um Super-Herói não seria tão fácil.

Juntamente com o nascimento de Superman, surge o alvorecer de Supervilões terríveis, alguns, tão poderosos quanto o próprio herói. A equipe da Ultra Mega Comic selecionou os maiores vilões na sua humilde opinião, sendo eles:



Lex Luthor:



Simplesmente, uma das maiores mentes do Universo DC. Lex Luthor com certeza preenche o grupo de maiores vilões da história dos quadrinhos. Gênio inquestionável para o mundo dos negócios e para o crime.

Lex é uma figura de controvérsias. Bilionário, inventor, empresário e obcecado. Ele possui a sua visão pessoal sobre o Homem de Aço e acredita assiduamente que Superman é uma ameaça alienígena e que precisa ser eliminado. Que a qualquer momento, Superman poderia perder o controle de seus poderes ou acabar enlouquecendo e se tornando uma ameaça global.

Diante desta postura, percebemos que Luthor não está totalmente enganado diante de uma segurança ética sobre o Superman, o problema é que leva sua opinião até as ultimas consequências, se tornando um extremista e uma ameaça.

Uma prova de seu intelecto superior é a construção de uma armadura (famosa pelas cores verde e púrpura) para enfrentar Superman com certo grau de similaridade.


O traço de personalidade de Lex Luthor é muito bem explorado na HQ Lex Luthor - Homem de Aço, criada por Brian Azzarelo e Lee Bermejo, bem como sua visão à respeito do Superman como ameaça.

Na aclamada série animada da DC Comics, Liga da Justiça Sem Limites, no episódio 87 - Destruidor, Lex Luthor após uma negociação com Metron em busca de conhecimento cósmico, adquire o direito de encontrar o Muro Original, criado pelos Deuses, que remetem ao início dos tempos. Através do seu nível de inteligência, consegue interpretar e controlar a Equação Anti-Vida, um dos maiores segredos cósmicos do Universo, façanha esta, que era apenas creditada à Darkseid.

Darkseid:



Inigualavelmente o Super-Vilão mais poderoso do Universo DC, sem sombra de dúvidas. Soberano absoluto do Planeta Apokolips. Darkseid é a materialização da crueldade, busca pelo poder e conhecimento a todo custo. Destruidor de mundos e arqui-inimigo de Superman.

Darkseid é descendente dos Antigos Deuses, seres cósmicos criadores do Universo.  Sendo ele um Novo Deus como espécie. Seus poderes são semidivinos e incríveis em devastação e força. Dotado de intelecto superior, conseguiu assimilar em seu organismo a Força Ômega, lhe dando a capacidade de disparar pelos olhos, os poderosos Raios Ômega, capazes de desintegrar qualquer forma viva ou transportá-la para dimensões paralelas e/ou deixar suas vítimas perdidas pelo espaço e tempo.

Superman já enfrentou o monstro inúmeras vezes, sendo impossível o ato de subjugá-lo, pelo simples fato deste ter alcançado a imortalidade, devido aos poderes cósmicos que adquiriu e assimilou junto ao corpo.

Devido a essas capacidades, o próprio Superman evita o encontro com o tirano, apenas o enfrentando quando suas ações representam perigo ao equilíbrio do Universo e à vida na Terra.

Brainiac:



Um bioorganismo vivo assimilador de tecnologias adquiridas através de sua eterna busca por conhecimento pelo Cosmos. É, sem dúvida uma das maiores mentes do Universo DC. Obcecado pela conquista de ser o organismo superior do universo, Brainiac era um alienígena comum do Planeta Colu, que através de métodos cirúrgicos, feriu o próprio corpo na obsessão por melhoramento genético e tecnológico, se tornando um híbrido de máquina e organismo vivo jamais visto.  Entra em choque com Superman, principalmente pelo fato de, no passado, antes da explosão do Planeta Kripton, matar milhares de Kriptonianos, além de ter aprisionado uma cidade inteira na forma de miniatura, tecnologia esta, criada por Brainiac para redimensionar em tamanho diminuto amostras de civilizações inteligentes que encontra em meio à sua busca incansável por informação.

Também para elaborar suas pesquisas genéticas e formular teorias sobre a vida no Cosmos, esta tecnologia se torna indispensável em seus procedimentos.

Superman tem Brainiac como uma grande ameaça à vida no Cosmos, por isso, já travou intensas batalhas com o ser biotecnológico à fim de acabar com seus planos de conquista. Tarefa esta que se torna cada vez mais difícil, pois, à medida que o tempo passa, ele se desenvolve cada vez mais com melhoramentos em seu corpo e extensão neural.



Superman, líder da Liga da Justiça:


Seria óbvio imaginar que um personagem com toda essa capacidade superior diante dos demais heróis, não iria conquistar uma postura de destaque entre eles. Assim, quando o grupo resolveu se reunir para se organizar melhor diante dos mais variados e poderosos vilões a se enfrentar, nasce a Liga da Justiça, sendo que seus líderes se alternam entre o Superman e, em algumas ocasiões, o Batman.

A postura de Superman como o líder irrefutável da Liga da Justiça é magnífica. O personagem não faz atos heróicos para merecer respeito, mas, em cada ação, sempre é lembrado diante de seus colegas superpoderosos e até mesmo supervilões, como sendo o maior exemplo de justiça e honra que se tem notícia.

A liga da Justiça junto de Superman, enfrentou ameaças terríveis, que poderiam causar impacto inimaginável ao Planeta Terra, sendo Clark, a principal peça da Liga contra estes problemas, como, por exemplo, Darseid, Brainiac e a Legião do Mal.

A liderança de Superman é absoluta dentro da superequipe e, quando temos a oportunidade de ver a Liga da Justiça sem seu principal herói, percebemos que os problemas se tornam duas ou três vezes mais difíceis, situação muito bem explorada em Liga da Justiça Sem Limites, episódio 42 - No Além (parte 2), escrito pelo gênio Dwayne McDuffie.


Kriptonita:




Este é o mineral característico do Planeta Kripton e, talvez, a única coisa capaz de destruir Superman. Com a explosão do Planeta, milhares de resquícios de kriptonita foram espalhados pelo espaço. Alguns desses restos do minério foram capturados por vilões que anseiam derrotar Superman, entre eles, talvez o exemplo mais famoso seja Lex Luthor, onde foi capaz de criar uma armadura com partes de Kriptonita em pontos estratégicos de combate corporal.

Superman mantém uma amostra de kriptonita trancada na Torre de Vigilância da Liga da Justiça, onde esta permanece orbitando a Terra, porque, acredita ser este, o local mais seguro para se guardar o artefato, junto de seus companheiros a quem confia totalmente.

Além da Torre de Vigilância, Superman, em um ato de coragem e grande respeito, entrega uma segunda amostra ao Batman, sendo este, a principal pessoa que poderá manter guardada em segurança, contra inimigos e contra ele próprio, em um caso de loucura ou controle mental.

Batalhas contra o Homem-Morcego:

Superman enfrentou Batman inúmeras vezes durante o passar das eras.Os motivos sempre foram vários: idéias contrárias, loucura, domínio mental, entre outras.

Em várias versões dos embates entre os dois Super-Heróis, algo que sem dúvida, se tornou um evento clássico nas histórias dos dois personagens, são as  diversas situações e ambientes criados para que se ocorresse este desfecho, por exemplo, na clássica HQ Batman o Cavaleiro das Trevas ou mesmo em diferentes mídias como o game de luta da Nether Realm, Injustice - Gods Among Us. Em Cavaleiro das Trevas, nos vemos diante de um Superman que distorceu seu senso de justiça, se tornando praticamente uma arma à serviço do governo americano, usada para manter a paz e ordem no mundo. Em Injustice, Superman se torna um Ditador, governando o mundo com mãos de ferro sob uma imagem fascista e autoritária, se privando de compaixão e misericórdia para com a humanidade.

Diante destas situações apocalípticas, Batman se vê obrigado a parar este Superman que se tornou vilão. Usando principalmente de estratégias de combate baseadas no uso da kriptonita (visto que Batman não possui super-poderes para combates corpo a corpo), o Homem-Morcego vai até as últimas consequências para impedir que os planos de Superman sejam concretizados.

São histórias geniais que foram feitas explorando, principalmente, a situação de Superman ser tão poderoso e, por motivos diversos, usar seus super-poderes para seu próprio prazer e não mais pela justiça e paz do mundo. Temos uma noção distorcida dos valores originais de paz e justiça que Superman jurou defender.


Conclusão:

Através desta análise, o Ultra Mega conclui que, Superman é o Super-Herói mais importante de todos os tempos, pela originalidade do personagem, sua caracterização e influência em toda a história dos quadrinhos. Foi o carro-chefe de uma nova indústria de leitura, revolucionando o conceito de herói para a era moderna. Que sua liderança e luta pela justiça ainda sejam influentes por muitas eras no futuro. Longa vida ao Superman!


Um grande abraço a todos!!! Obrigado pela leitura!!!





























Nenhum comentário:

Postar um comentário