quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Batman

Batman, com certeza, um dos maiores Super-Heróis de todos os tempos. Este, que é classificado como muitos, o mais importante do gênero. O Homem-Morcego atravessou décadas de existência e nunca deixou o hall dos mais influentes de todas as gerações. O maior detetive do mundo, o sombrio e solitário cavaleiro das trevas que traça sua vida em um paradoxo de angústia, trauma, luta e justiça.


Batman é com certeza um marco na história dos quadrinhos, criado em 1939 pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, a HQ apresentava um Super-Herói diferente de muitos, principalmente por não apresentar nenhum super poder, Batman é um homem comum, seu nome é Bruce Wayne e utiliza suas invenções e tecnologias próprias, além de seu grande intelecto como maior detetive de todos, para a solução de crimes e combates com Super-Vilões.

Estrategista nato, Batman é o mais implacável, frio e calculista dos heróis, sendo praticamente impossível que um alvo particular possa escapar de seu encalço, Como mostrado de forma primorosa na premiadíssima série de games Batman - Arkhan, feito pela empresa Rockstead, quando Batman começa sua investigação, pode se ter certeza, ele vai chegar ao fim do problema.

Um dos aspectos que faz de Batman um personagem tão especial é sua personalidade incomparável. Quando criança, Bruce Wayne sofreu um trauma profundo por ter perdido seus pais, os bilionários Thommas e Martha Wayne num assalto à mão armada em um beco de Gothan. Aquilo foi tão chocante para o garoto que, à partir daquele momento, sua vida, que seria simples e confortante em um lar de família, nunca mais foi a mesma.

Desde então, Bruce foi se tornando um jovem frio e calculista, tendo um intelecto especial como dom. Não demorou muito para que o jovem já planejasse seu objetivo de vida, iria enfrentar o crime à qualquer custo e fazer justiça à favor dos inocentes de Gothan City e do mundo.

O Jovem Bruce Wayne conquistou suas habilidades de luta após fazer parte da Liga das Sombras, onde foi treinado por Ra's Al Ghul, um mestre de Artes Marciais Ninjas e conhecedor de Segredos Místicos Milenares. Após este período, conseguiu controlar seu medo e utilizá-lo à seu favor, provocando o medo em seus alvos. Por isso projetou um traje que caracterizava o medo de infância que tinha de morcegos, agindo à noite e no silêncio dos becos escuros de Gothan City. A partir deste momento, o bilionário, playboy Bruce Wayne se tornaria apenas o disfarce de algo muito maior, o Batman.



Momentos Decisivos:


Batman enfrentou provações que quase o mataram, testando seu senso de justiça ao máximo que também lhe trouxeram grandes perdas e feridas que jamais iriam se cicatrizar, no entanto, fizeram com que tivesse mais força para fazer o bem, indo além de seus limites físicos e mentais para tais façanhas.

Dentre os piores momentos enfrentados pelo Homem-Morcego estão:

A morte de Jason Todd (o primeiro Robin, seu ajudante e parceiro de investigações) pelas mãos do Coringa, que o assassinou à pauladas;

Bárbara Gordon (Batgirl e filha do Comissário de Polícia James Gordon) se torna aleijada após um ataque surpresa do Coringa em sua casa, sob um disfarce de turista;

O vilão chamado Bane deixa o Batman com a coluna cervical parcialmente fraturada, deixando o Super-Herói totalmente fora de ação, sendo obrigado a superar seus limites físicos e mentais para voltar a ser vigilante e proteger uma Gothan City sitiada pelo crime;




No fim de sua carreira como Batman, já com 55 anos, enfrenta Superman cara a cara em um duelo mortal. Para cumprir seu objetivo, cria um plano perfeito para a derrota do Homem-de-Aço que havia se tornado uma marionete do Governo Norte-Americano.






O Coringa:



O Palhaço Príncipe do Crime, arqui inimigo do Homem-Morcego, gênio do mal, o Coringa é uma das figuras mais emblemáticas de todos os Super-Vilões. Eleito por várias revistas especializadas no gênero como EMPIRE e Comic Heroes, como sendo um dos maiores vilões de todos os tempos.




O Coringa surge em uma Gothan City dominada pela máfia, os bandos de criminosos ditavam as leis pelos becos da cidade. Em paralelo à esta situação, temos a existência de um homem de família cuja profissão é ser comediante, que luta para colocar o pão de cada dia em sua casa. Pelas dificuldades diárias que enfrenta, principalmente por não valorizarem suas apresentações, é tachado como um artista esquecível.

A pressão por estar cada vez ganhando menos e as chances de ser despejado de onde mora aumentando, levam-no a participar de um crime para conseguir dinheiro pro aluguel. No momento do roubo em uma fábrica de baralhos, tudo termina em tragédia, seus comparsas morrem baleados e ele acaba caindo no tanque de produtos químicos. Sua pele, cabelos e feição são drasticamente alterados, finalmente se entrega a loucura que vinha sendo acumulada pelos anos de uma vida medíocre e injusta. Nascia assim o pior vilão de Batman.

Os trechos deste relato são narrados na brilhante HQ Batman - A Piada Mortal, uma das melhores obras do Batman de todos os tempos, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland.

" Batman: - Podíamos trabalhar juntos. Eu podia reabilitar você. Não precisa ficar alienado de novo. Não precisa ficar sozinho. Não precisamos nos matar....O que me diz?
  Coringa: - Não! Desculpe mas.....não.....é tarde pra isso. Tarde demais....."
                                                                                                Batman - A Piada Mortal, 1988.

Equipamentos utilizados por Batman:



Traje/Armadura: Batman desenvolveu junto com seu engenheiro especialista das Empresas Wayne, Lucius Fox, este traje de operações táticas e combate, preparado para neutralizar inimigos corpo a corpo e também armamento de guerra de médio calibre.

O traje é leve e resistente, apresenta placas de titânio e tecido com blindagem, alem de capa adaptada para vôos de planagem de curta duração.



Batarang: Uma extensão da arma ninja original Shuriken criada por Batman e melhorada por Lucius Fox para otimização de alcance e impacto, bem como, sua capacidade de retorno ao ponto de partida, similar ao bumerangue.



Batclaw: Uma garra acionada por uma pistola especial para disparos de pressão. A garra ligada por um cabo de aço flexível perfura, ou, se pendura em qualquer extremidade compatível com a funcionalidade do artefato.


Cinto de Utilidades: Cinto de apetrechos especiais de emergência ou investigativos, táticos ou defensivos. Com este cinto Batman carrega consigo decodificadores, balas de borracha, batarangs, comunicadores e amostras de investigação.




Gel Explosivo: Pistola especial acoplada à cilindro reservatório de gel explosivo, desenvolvido por Lucius Fox e Batman para infiltração através de explosão controlada de superfícies compatíveis com a potência do efeito explosivo.





Decodificador: Ferramenta de criptografia desenvolvida em parceria com Lucius Fox, Batman e Barbara Gordon, o Oráculo. Capaz de rastrear e decodificar ondas de rádio, sincronizar localizações e quebrar códigos de segurança. Apresenta tela holográfica.





Batmóvel: Veículo de combate e operações táticas de persuasão e dissuasão, blindado com ignição por sistemas de turbina à jato de tempo controlado. Apresenta sistema de armamentos contra blindados e construções. Sistema de rastreamento e comunicação. Desenvolvido por Lucius Fox.





Kriptonita: Mineral originário do Planeta Kripton, utilizado por Batman em combates contra o Superman. Utilizada em ocasiões raras quando se torna necessário impedir o Homem-de-Aço. Exemplo mostrado na clássica HQ, Batman O Retorno do Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada pelo gênio Frank Miller, de 1986.




Conclusão:

Batman é e sempre será o incansável defensor da justiça, o eterno Cavaleiro das Trevas. Enquanto seu corpo resistir aos graves ferimentos, enquanto não for parado por algum plano maquiavélico, enquanto Gothan e o mundo precisarem do Batman, ele estará lá. Mais implacável do que nunca.







Um grande abraço a todos!!! Obrigado pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário